domingo, 8 de novembro de 2015

Avaliação Global do Resultado

            A metodologia clássica para a avaliação do desempenho global da empresa é normalmente chamada de análise financeira ou análise de balanço. Através de um conjunto de procedimentos e conceitos aplicados de forma inter-relacionada, obtém-se uma série de indicadores que permite fazer uma avaliação sobre a situação econômica e financeira da empresa e o retorno do investimento.

Análise Financeira ou de Balanço

            Nesse processo, o analista vale-se de uma série de cálculos matemáticos, traduzindo os Demonstrativos Contábeis em indicadores. Tais indicadores buscam evidenciar as características dos principais inter-relacionamentos existentes entre o Balanço Patrimonial, que apresenta uma visão estática e momentânea da empresa, e a dinâmica representada pela Demonstração de Resultados.
            A comparabilidade dos dados de análise de balanço pode ser feita em vários aspectos, como:
- Comparação com períodos passados;
- Comparação com períodos orçados;
- Comparação com padrões setoriais;
- Comparação com padrões internacionais;
- Comparação com padrões internos da empresa;
- Comparação com empresas concorrentes etc.
            As técnicas básicas tradicionalmente usadas para análise de balanço são compostas pela Análise Vertical, Análise Horizontal, Indicadores econômico-financeiros e Avaliação Final.

Restrição dos Dados

            De modo geral, a análise de balanço tem se fundamentado nos Demonstrativos Contábeis apresentados pela Legislação Comercial, os quais, elaborados conforme os princípios contábeis geralmente aceitos, incorporam as restrições de mensuração e informação que os próprios princípios apresentam. Portanto, a análise de balanço com a utilização desses demonstrativos deve ser complementada com considerações adicionais em termos de mensuração pelo valor econômico.
            Desta maneira, é imprescindível que o avaliador tenha em mente que uma empresa avaliada segundo princípios de gestão econômica que considera fluxos futuros de benefícios descontados a custos de oportunidade apresentará resultados diferentes da avaliação contábil dos demonstrativos tradicionais.

Análise da Rentabilidade

Uma rentabilidade adequada continuamente é, possivelmente, o maior indicador da sobrevivência e sucesso da empresa. Podemos separar a análise da rentabilidade em dois grandes aspectos:
- Análise da geração da margem de lucro: Leva em conta o desempenho operacional da empresa, que implica maior ou menor necessidade de margem operacional sobre as vendas.

- Análise da destinação do lucro: Leva em conta a alavancagem do capital de terceiros, para aumento da rentabilidade do capital próprio.

Fonte: PADOVEZE,Clóvis L. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

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