segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Orçamento de Materiais e Estoques


Orçamento de Materiais e Estoques

Os Orçamentos de materiais e Estoques assumem grande importância em matéria orçamentária pois eles se referem aos gastos necessários para operacionalizar as operações de produção e venda.

Segundo PADOVEZE (2009), o orçamento de materiais deve compreender os quatro itens a seguir:

  •  Consumo de Materiais;
  •  Estoque de Materiais;
  • Compras de Materiais ;
  • Saldo Final Mensal de contas a pagar a fornecedores.
Para a execução deste orçamento são necessários também 3 tipos de informações:

  Conhecimento da estrutura dos produtos;
  Conhecimento do lead times( tempo de espera)  dos processos;
  Conhecimento do tipo de demanda de materiais (diretos e indiretos)

  •   Materiais diretos são aqueles intrinsecamente ligados à estrutura do produto. Ex.:Matérias Primas e Materiais de embalagem.

Segundo AccountingTools, o orçamento de materiais direto calcula os materiais que devem ser comprados, por período de tempo, a fim de cumprir os requisitos do orçamento de produção. 

Em uma empresa que vende produtos, este orçamento pode conter a maioria de todos os custos incorridos pela empresa, e assim deve ser compilado com cuidado considerável. Caso contrário, o resultado pode 
indicar erroneamente requisitos excessivamente altos ou baixos de caixa para financiar compras de materiais.


  • Materiais Indiretos são aqueles necessários aos processos fabril e comercial e departamentos de apoio. Ex.:Materiais de manutenção de equipamento e instalações.


Orçamento de Estoques de Produtos em Processo e Produtos Acabados

Segundo PADOVEZE (2009),  o orçamento de estoques de produtos em processo e produtos acabados  necessita-se orçar os custos:
  Da produção;
  Da produção acabada;
  Da produção inacabada (estoque em processo);
  Da produção vendida;
  Dos estoques de produtos acabados.
  
Orçamento de Produtos Acabados

Segundo AccountingTools, o Orçamento de Produtos Acabados calcula o custo do estoque de produtos acabados no final de cada período orçamentário.O objetivo principal deste orçamento é fornecer a quantidade de inventário do ativo que aparece no balanço previsto no orçamento, que é então utilizado para determinar a quantidade de dinheiro necessário para investir em ativos. 
 
Se você não pretende criar um balanço ornamentado, não há necessidade de criar um orçamento de produtos acabados. Quando uma empresa precisa monitorar de perto seus saldos de caixa em uma base contínua, orçamento de produtos acabados deve não só ser criado, mas também atualizado de maneira regular.

Se houver muitos tipos de produtos que se espera estarem em estoque final, pode ser muito difícil de calcular este orçamento em uma base item a item. Se assim for, uma alternativa é criar um custo aproximado por unidade com base em classificações gerais dos tipos de inventário; essa derivação é geralmente baseada em custos históricos, modificados para custos previstos a incorrer durante o período orçamental.

FONTES:

PADOVEZE,Clóvis L. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.


Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir