Avaliação Global do
Resultado
A
metodologia clássica para a avaliação do desempenho global da empresa é
normalmente chamada de análise financeira ou análise de balanço. Através de um
conjunto de procedimentos e conceitos aplicados de forma inter-relacionada,
obtém-se uma série de indicadores que permite fazer uma avaliação sobre a
situação econômica e financeira da empresa e o retorno do investimento.
Análise
Financeira ou de Balanço
Nesse processo, o
analista vale-se de uma série de cálculos matemáticos, traduzindo os
Demonstrativos Contábeis em indicadores. Tais indicadores buscam evidenciar as
características dos principais inter-relacionamentos existentes entre o Balanço
Patrimonial, que apresenta uma visão estática e momentânea da empresa, e a dinâmica
representada pela Demonstração de Resultados.
A
comparabilidade dos dados de análise de balanço pode ser feita em vários
aspectos, como:
- Comparação com períodos passados;
- Comparação com períodos orçados;
- Comparação com padrões setoriais;
- Comparação com padrões internacionais;
- Comparação com padrões internos da empresa;
- Comparação com empresas concorrentes etc.
As
técnicas básicas tradicionalmente usadas para análise de balanço são compostas
pela Análise Vertical, Análise Horizontal, Indicadores econômico-financeiros e
Avaliação Final.
Restrição
dos Dados
De modo geral, a
análise de balanço tem se fundamentado nos Demonstrativos Contábeis
apresentados pela Legislação Comercial, os quais, elaborados conforme os princípios
contábeis geralmente aceitos, incorporam as restrições de mensuração e
informação que os próprios princípios apresentam. Portanto, a análise de
balanço com a utilização desses demonstrativos deve ser complementada com
considerações adicionais em termos de mensuração pelo valor econômico.
Desta
maneira, é imprescindível que o avaliador tenha em mente que uma empresa
avaliada segundo princípios de gestão econômica que considera fluxos futuros de
benefícios descontados a custos de oportunidade apresentará resultados
diferentes da avaliação contábil dos demonstrativos tradicionais.
Análise da Rentabilidade
Uma rentabilidade adequada continuamente é,
possivelmente, o maior indicador da sobrevivência e sucesso da empresa. Podemos
separar a análise da rentabilidade em dois grandes aspectos:
- Análise da geração da margem de lucro: Leva
em conta o desempenho operacional da empresa, que implica maior ou menor
necessidade de margem operacional sobre as vendas.
- Análise da destinação do lucro: Leva em
conta a alavancagem do capital de terceiros, para aumento da rentabilidade do
capital próprio.
Fonte: PADOVEZE,Clóvis L. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
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